Formação sobre Violência na Intimidade: relacionamentos saudáveis precisam-se

A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no próximo dia 14 de abril de 2022, entre as 17h e as 20h, o Webinário “Violência nas relações de intimidade”, que abordará o tema em jovens e em adultos. Sónia Caridade (Professora e investigadora na área da violência) é a oradora convidada, numa conversa que contará com Lina Lopes (Presidente da Comissão de Mulheres da UGT), Rita Nogueira (Psicóloga clínica e da Educação) e Jorge Ascenção (Presidente da CONFAP) como comentadores e com o Professor Doutor Rui Maia, do Centro de Formação da FNE na moderação.

A Violência nas Relações de Intimidade (VRI) ainda é um tema considerado ‘tabu’, mas que tem de ser abordado em toda a sua extensão.

A violência é um fenómeno transversal, não escolhe sexo, classe ou estatuto social, varia em termos de tipologia (abuso sexual, físico, psicológico/emocional) e severidade (empurrão, bofetada, violação). É no seu todo uma violação dos Direitos Humanos, raramente isolada, em muitos casos considerada um crime público.

Cada vez cabe mais à sociedade um papel de prevenção, mas também de reconhecimento e de capacitação, no sentido de uma efetiva mudança comportamental e de promoção de relacionamentos saudáveis.

Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem o webinário através da plataforma Zoom.

Nos termos do Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio, retificado pela Declaração de retificação nº 470/2015, de 11 de junho, os participantes poderão solicitar à FNE, através do endereço secretariado@fne.pt, o reconhecimento e certificação deste Seminário, como uma ação de curta duração de três horas.

Fonte: FNE

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.