A FNE e a AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no próximo dia 14 de junho de 2022, entre as 17h e as 18h, o webinário “Mobbing – o assédio moral no trabalho”. Cristina Pimentão (Universidade Fernando Pessoa) será a oradora, numa sessão que contará com o Professor Rui Maia, do Centro de Formação da FNE, na moderação.

O mobbing/assédio laboral é um fenómeno mundial, cada vez mais presente no dia a dia de trabalhadores portugueses e internacionais, com consequências perniciosas, que podem ser duradouras para as suas vítimas, mas ainda relativa e – muitas vezes – propositadamente ignorado por muitos.

A palavra mobbing deriva do inglês e é usada para descrever comportamentos violentos, quer seja do ponto de vista físico ou psicológico, que são levados a cabo repetidamente por um indivíduo ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia a outro que com este(s) mantém uma relação desigual de poder.

É uma forma de pressão psicológica ou moral, onde existem, na maior parte das vezes, três protagonistas: a vítima, o mobber e os seus cúmplices (colegas de trabalho), sendo por isso considerado bullying no local de trabalho. O mobbing pode revestir-se de diversas formas e ter objetivos diferentes, mas a consequência é sempre a mesma: a vítima sente-se isolada, destabilizada, o que coloca em causa a sua própria autoestima.

Como devem as vítimas agir e denunciar situações de assédio laboral? Quais são os seus direitos? Que tipos de mobbing existem? Quais as consequências a nível mental deste assédio? As respostas a estas e outras questões vão ser encontradas neste webinário.Será enviado um certificado de presença aos participantes que acompanharem este evento através da plataforma Zoom.

Oradora:Cristina Pimentão (Universidade Fernando Pessoa)
Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Ciências da Educação da Universidade da Corunha (Espanha). Mestre em Psicologia Social e Licenciada em Psicologia (especialização de Psicologia do Trabalho e das Empresas) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto. É professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Fernando Pessoa, onde exerce atividade desde 2001. Os interesses de investigação situam-se no domínio do comportamento rodoviário de risco, formação de impressões e relação entre trabalho e extratrabalho. É membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula Profissional n.º 11736.

Moderador: Rui Maia
(Centro de Formação da FNE)
Doutor em Sociologia, Mestre em História das Populações e Licenciado em História. É Professor Associado Convidado da Universidade Fernando Pessoa, Porto. Os seus principais domínios de investigação incluem demografia, sociologia, segurança alimentar, meio ambiente e tratamento, análise e crítica de fontes, com produção científica traduzida em diversas publicações.

Fonte: FNE

Partilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.