“O SDPGL é um Sindicato com grande memória. Gosto muito de vocês todos. Foi um enorme privilégio trabalhar convosco. É uma enorme alegria encontrar-me convosco. Obrigada pelo vosso carinho e… muita força para o trabalho difícil que continuam a travar. Coragem porque a democracia só existe com Sindicatos firmes e independentes. Tenho imensa confiança em vós. Um abraço que vos envolva a todos da sempre vossa Manuela Teixeira”

Manuela Teixeira

Mensagem da Drª. Manuela Teixeira aos dirigentes e sócios do SDPGL, na sequência do reencontro de amigos, no XI Congresso da FNE (18 de maio de 2014). Lembramos desta forma a pessoa e o trabalho da Manuela para como o sindicato.

Partilhar:

1 Comentários

  • isabel Maria Araújo Bragança, 16 de Março, 2022 @ 23:12 Responder

    Como sócia fundadora do SDPGL , tive o privilégio de conhecer pessoalmente a Professora Doutora Manuela Teixeira, que teve a capacidade de transmitir a sua visão inovadora e democrática a um grupo de professores inexperientes nestas andanças sindicais.
    A sua capacidade mobilizadora e empreendedora foi desde o inicio da criação do SDPGL o pilar forte e seguro para os difíceis momentos que cada um de nós pode experienciar, quando fomos para o terreno adversário ,defender as nossas causas .
    A confiança que nos transmitiu , motivando o jovem grupo sonhador e apaixonado pela causa do sindicalismo , permitiu dar continuidade à semente lançada , convidando para a presidência deste sindicato a Professora Doutora Conceição Alves Pinto.
    Tenho em meu poder os primeiros cartazes afixados nas escolas que visitei, assim como os registos pessoais desses momentos históricos da formação deste sindicato.
    Se os atuais dirigentes pretenderem essa documentação para constar do arquivo histórico do sindicato da Biblioteca do SDPGL, farei essa doação de bom grado, caso contrário terá o fim previsível que será a destruição.
    Respeitar os fundadores deste sindicato , sobretudo a Manuela Teixeira e Conceição Alves Pinto que representaram os professores nas várias negociações com o Ministério da Educação, defendendo de forma digna e inovadora o Papel dos Professores nesta Sociedade em Mudança, é manter os ideais de quem sempre acreditou na importância do Professor na Escola e na Sociedade.
    O meu reconhecimento e gratidão por todos os ensinamentos transmitidos que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional, nunca será demais.
    A primeira formação de sindicalismo cujos ensinamentos foram transmitidos pelo saudoso Luís , outro grande pilar na formação do SDPGL ,que de forma muito inteligente , partilhava mensagens de resiliência preparando-nos para os momentos difíceis que todos tivemos de enfrentar .
    “Levar a carta a Garcia”!
    Todos os dirigentes e delegados sindicais tiveram a missão de levar a carta a Garcia junto dos colegas que confiaram num sindicato livre e democrático, como alternativa poderosa ao único sindicato existente , aquando da formação do SDPGL.
    A carta a Garcia continuará a ser entregue , porque o SDPGL, mantém a sua Missão : Dignificar, Valorizar , Inovar e Respeitar a carreira docente .
    Aderir à campanha #ObrigadoProfessor do SDPGL é o meio mais adequado para agradecer a estas duas Professoras que contribuíram de forma inovadora e resiliente para que a Educação continue a ter um papel relevante nas sociedades .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.