Duas bandeiras gigantes da Educação, com milhares de assinaturas de educadores e professores de todo o país, vão ser entregues pela FNE na Residência oficial do Primeiro-Ministro, em Lisboa, amanhã, dia 21 de abril de 2023, entre as 11h00 e as 13h00. Juntamente com as bandeiras, a FNE vai entregar igualmente um manifesto, à consideração do Governo.
As duas bandeiras assinalam o profundo descontentamento de educadores e professores pelos resultados insatisfatórios de sucessivas reuniões com o Ministério da Educação, que se tem mostrado irredutível na adoção de medidas de valorização efetiva da Educação em Portugal e dos seus profissionais.
A entrega das bandeiras vai ser antecedida por uma concentração de dirigentes e ativistas sindicais da FNE na Rua da Imprensa à Estrela, que marcam a conclusão da ação “Querem melhorar a educação? Tratem bem os que cá estão!”, que percorreu escolas de todo o território de Portugal continental.
A FNE e os seus dez sindicatos da educação têm vindo a realizar uma ação pública de manifestação das suas preocupações em relação ao reconhecimento que consideram imprescindível para todos quantos asseguram todos os dias o funcionamento das nossas escolas e que se têm vindo a mostrar diariamente indignados com a ausência de valorização da profissão e de respostas da tutela às suas reivindicações.
Os dirigentes da FNE estarão disponíveis para declarações no local.
Porto, 20 de abril de 2023
A Comissão Executiva
Fonte: FNE
Reunião dos sindicatos da educação com a direção da IL
FNE presente nas celebrações do 1º de Maio da UGT, em Lisboa